12 Alimentos prejudiciais ao Planeta

Você sabe quais os alimentos que não são bons para si, e sabe o que deve comer com moderação para permanecer saudável. No entanto, existem também muitos alimentos que são prejudiciais para a saúde da Terra.
Confira os 12 alimentos que estão prejudicando o meio ambiente e saiba como ter uma dieta mais amiga do planeta.

1- O Arroz
O arroz é a principal fonte de calorias para metade da população do mundo, mas crescimento do arroz representa o consumo de um terço do uso de água doce do planeta anualmente. Felizmente, um novo método de produção conhecido como Sistema de Intensificação do Arroz foi desenvolvido o que permite aos agricultores produzir o arroz com 50% menos de  água. Organizações como a Oxfam estão a trabalhar para que os países produtores de arroz possam converter para  25% dos seus cultivos de arroz , até 2025.

2. Alimentos geneticamente modificados
Tal como acontece com os riscos à saúde humana, é improvável que todos os danos ambientais potenciais dos alimentos geneticamente modificados tenham sido identificados, mas aqui estão algumas das principais preocupações sobre os OGM.

Baixo nível de biodiversidade: Fazendo uma cultura resistente a uma determinada praga, torna as fontes de alimento para outros animais inexistentes. Além disso, a adição de genes exógenos para as plantas podem ser tóxicas e pôr em perigo os animais que consomem a planta.

Proliferação  dos genes alterados: Novos genes colocados em culturas dificilmente permanecerão restritos aos mesmos campos agrícolas. Os genes alterados podem ser facilmente transmitidos por via do pólen e serem partilhados com plantas não geneticamente modificadas.
Criação de novas doenças: Alguns alimentos transgênicos são modificados usando bactérias e vírus, o que significa que poderia se adaptar e criar novas doenças.

3. Açúcar
Mais de 145 milhões de toneladas de açúcar são produzidos em 121 países a cada ano, de acordo com o World Wildlife Fund, e a produção em escala tão grande toma seu pedágio na Terra. O açúcar pode ser responsável pela perda de biodiversidade mais do que qualquer outra cultura, devido à destruição de habitat, o uso intensivo de água e pesticidas, nas águas residuais poluídas que são descarregadas durante o processo de produção. Milhares de hectares de campos verdes têm sido comprometidos, após anos de lavoura de cana - florestas subtropicais têm sido reduzidas e ficado sem vida depois do escoamento de fertilizantes e de drenagem de irrigação excessiva. As águas em torno da Grande Barreira de Coral também está sofrendo danos devido à grande quantidade de pesticidas e sedimentos das fazendas de açúcar.


4. Carne
De acordo com o Environmental Defense Fund, se cada americano substitui-se uma refeição de frango por comida vegetariana, a economia de dióxido de carbono seria o mesmo que tirar mais de meio milhão de carros das ruas dos EUA. Aqui estão algumas  conclusões sobre a carne e o meio ambiente, valores das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura
18% das emissões de gases com efeito de estufa provenientes de animais - mais do que os transportes.
70% das terras anteriormente florestadas na Amazônia foram desbastadas para pastagem de gado.
a maior fonte de poluição da água é o sector da pecuária.
O gado é responsável por um terço do nitrogênio e fósforo nos recursos de água doce dos EUA.
• A cota da Pecuária é de cerca de 20% para os animais terrestres, e os 30% da superfície terrestre que ocupam hoje já foi habitada por animais selvagens.

5. Fast food
O fast food é mais do que apenas alterar a medida das nossas cinturas. Uma refeição fast-food típica geralmente vem com os alimentos excessivamente embalados, caixas, copos e talheres plásticos, e uma variedade de condimentos embalados individualmente. De acordo com a Californians Against Waste, só menos de 35% dos resíduos de fast-food são desviados dos aterros, sendo a maior parte é de papel e papelão recicláveis​​. Assim não é nenhuma surpresa que estudos identificaram os restaurantes de fast-food como a principal fonte de lixo urbano.

Mas não é a embalagem o problema. Num recente estudo em Hong Kong descobriram que um restaurante de fast-food fazendo quatro hambúrgueres emite a mesma quantidade de compostos orgânicos voláteis, como dirigir um carro mil milhas. Se calcular a pegada de carbono de um cheeseburger, terá um verdadeiro choque: As emissões de gases de efeito estufa resultantes de cada ano a partir da produção e consumo de hambúrgueres é aproximadamente a quantidade emitida por 6.5 a 19.6 milhões SUVs.

6. Os alimentos que contêm Óleo de Palma
Estima-se que o óleo de palmeira é encontrado em 10% em produtos alimentares comprados dos EUA - está em batatas fritas, biscoitos, margarinas, doces, cereais e produtos enlatados. Cerca de 40 milhões de toneladas de óleo de palma, que é considerado o óleo de cozinha mais barato do mundo, é produzido a cada ano, e 85% vem da Indonésia e Malásia. Nesses países, 30 quilômetros quadrados de florestas são derrubadas diariamente, fazendo assim parte dos maiores índices de desmatamento no mundo. Quando as florestas tropicais desaparecem, o mesmo acontece com quase todos os animais selvagens, inclusive os orangotangos, tigres, ursos e outras espécies ameaçadas.

7. Embalamento e alimentos processados
A maioria dos alimentos que você encontrar no supermercado é processada e embalada, que é uma má notícia para o planeta. Os alimentos processados ​​contêm várias substâncias químicas e, muitas vezes envolve processos de produção intensiva com energia. Além disso, todas as embalagens normalmente acabam num aterro sanitário, onde os venenos de plástico meio ambiente e pode levar milhares de anos para se decompor. De fato, em 2006 os EUA geraram 14 milhões de toneladas de plástico em embalagens e recipientes. Infelizmente, mesmo aqueles itens ecológicos embalados feitos de papelão são revestidos de uma fina camada de plástico. A solução? Comprar em mercados locais, comer frutas e vegetais frescos, e comprar alimentos como arroz, aveia, feijão e massas ao peso.

8. Muitos alimentos não-orgânicos
O produto orgânico é cultivado sem pesticidas, sem produtos químicos, contola a entrada de abastecimento de água e ajuda a prevenir a erosão do solo. A agricultura biológica também usa menos recursos do que a agricultura tradicional. De acordo com um estudo do Instituto Rodale, as  práticas de agricultura biológica usam 30% menos  de energia e de água do que a agricultura tradicional.

9. Alguns frutos do mar
Técnicos ambientalistas, sobre as Pescas, da ONU para a Alimentação e Agricultura elaboraram um relatório diz que 70% da pesca do mundo está totalmente ou excessivamente explorados, esgotados ou em estado de colapso. Peixes como atum e salmão do Atlântico estão gravemente sobre-exploradas. A sobrepesca de uma determinada espécie não causa danos a essa população - mas pode ter sérios efeitos mais acima na cadeia alimentar e a biodiversidade diminui.

10. Pão branco
É bem conhecido que cereais integrais e pães integrais são mais nutritivos do que o pão branco, e tambémA fmenos prejudiciais ao meio ambiente. A farinha de trigo deve ser refinada e passar por uma série de processos de alteração para fazer pão branco, a farinha de trigo integralgasta menos tempo na produção. Qualquer ingrediente que exige refinação extensa exige mais energia e recursos e tem um maior impacto no planeta.

11. Alimentos com  xarope de milho rico em frutose
Xarope de milho rico em frutose é um dos ingredientes mais nocivos para o ambiente por uma variedade de razões. Em primeiro lugar, o milho é cultivado como monocultura, ou seja, a terra é utilizada exclusivamente para o milho e não roda, o que esgota os nutrientes do solo, contribui para a erosão e exige mais pesticidas e fertilizantes. O uso de produtos químicos, contribui para o problemas como o Golfo do México zona morta, uma área do oceano onde nada pode viver, porque a água é privada de oxigênio, e à atrazina, um herbicida comum utilizado em culturas de milho. A moagem e a alteração quimica do milho para produção de xarope de milho rico em frutose é também uma prática intensiva em energia.


12. Alimentos não-locais
Muitas pessoas consomem produtos locais devido à frescura e para apoio à comunidade, mas para além dos amplamente apregoados benefícios da comida local é que ele reduz o consumo de combustíveis fósseis. A compra de alimentos no seu mercado local, dos agricultores é uma forma de garantir que a sua alimentação não tenha viajado muito para chegar ao seu prato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário. Obrigada!