12 de Novembro, um dia de Outono

Aproveitando este Sábado, o meu marido lembrou-se que podiamos ir à Serra procurar cogumelos. Assim levámos as meninas, a nossa cadela Dara, um cesto para os cogumelos e lá fomos. Nunca me tinha passado pela cabeça, nestes anos todos que poderiamos apanhar cogumelos para comer, mesmo aqui pertinho de casa. Quando o meu marido era miúdo, o seu pai, que é de Vila Real, procurava estes mesmos cogumelos para assarem na brasa que comiam juntamente com as castanhas assadas, frente à lareira, lá na aldeia.

Foi assim um retorno à infancia, embora longe da sua origem. Numa tarde bem passada, num dia quente e ventoso mas muito encoberto, adivinhando um Domingo cheio de chuva e muita trovoada.



Mas como ainda era cedo, resolvemos descer até à Varzea de Colares e fomos visitar a Adega de Salreu onde decorreu este fim de semana, de 11 a 13 de Novembro, a Mostra de Sabores de Sintra. Aproveitamos para lanchar um bom pão com chouriço e umas sandes de leitão dos Negrais.
Foi aconchegante, pois o vento no exterior convidava a uma comida quente e reconfortante. Claro que não faltaram os travesseiros da Piriquita e as queijadas de Sintra da Casa do Preto.