Margutis


A tradição de presentear pessoas queridas com ovos é mais antiga do que se imagina. Hoje, os ovos de Páscoa estão vinculados às tradições e celebrações religiosas, porém, mesmo antes de Jesus Cristo e das tradições judaicas, alguns povos já os tinham como símbolo.

Na Europa, o mês de março marca o fim do inverno e o começo da primavera – estação do ano que se associa à renovação da vida. Por isso, nessa época, o costume era presentear as pessoas com ovos decorados como símbolo da renovação da vida e como forma de comemorar a chegada da primavera.

No leste europeu e na Ásia, a pintura de ovos é bastante comum, mas as técnicas e os materiais utilizados variam de acordo com a região. Aqui vamos ensinar você a fazer um margutis (pronuncia-se margútis), o tradicional ovo de Páscoa da Lituânia, país do leste europeu banhado pelo mar Báltico. São ovos desenhados e tingidos com materiais naturais, que servem para enfeite, gincanas ou até mesmo para comer. Os temas dos desenhos geralmente são flores estilizadas e outros elementos que lembram achegada da primavera.

Se você quer presentear seu amigos e família de uma forma original, veja os passos para fazer o seu próprio margutis.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário. Obrigada!