Conteúdo para o Saco de Sachê Perfumado


Nota: Este texto é uma cópia integral. Veja o link que a pode direccionar para o blog original.

"
Essa receita eu mesma acabei bolando após ler várias receitas na net e conversar com um químico (o que me atendeu na loja onde fui comprar a essência). Ela é MUITO simples e barata e rende cerca de 50 sachês. Atenção: a maioria das receitas encontradas na net demanda ingredientes caros e chatinhos de encontrar como álcool de cereais e fixador de essência... conversando com várias pessoas cheguei nessa receita que um artesão, inclusive, me disse que funciona super bem. Fiz e gostei.

Eu fiz: 38 sachês com essência de laranja lima
Gastei: cerca de 20 reais 
Demorou: cerca de 14 ou 15 horas
Achei:  Muito fácil

Material necessário:
500 g de sagu (tem em qualquer supermercado, fica perto do feijão e, para quem não conhece, são umas bolinhas pequenas e brancas que consistem em nada mais nada menos que fécula de mandioca)
- 10 a 20 ml de essência (atenção, é essência e não óleo essencial; os vendedores podem tentar te empurrar óleo essencial em vez de essência, porque o óleo essencial muitas vezes é mais caro... para essa receita tem que ser a essência; você encontra essência em lojas de artigos para fazer produtos de perfumaria, em algumas farmácias e lojas de produtos afins; aqui em Curitiba eu encontrei até em supermercado mas acabei indo a uma loja especializada porque lá tinha muuuuitas essências entre as quais escolher)
Corante alimentício (esse último ingrediente é opcional e só deve ser comprado caso queiram embalar o seu sachê com tecido transparente como tule ou filó e desejem que as bolinhas fiquem coloridas; ah, outra coisa, o corante é alimentício mesmo, não preciso comprar aquele super bacana da loja de produtos para perfumaria não porque o alimentício é mais fácil de achar e mais barato - você encontra o corante alimentício em supermercados, padarias e casas de doces e festas)

Modo de fazer

Passos 1 e 2
1 - Colocar o sagu e a essência dentro de um saco plástico (ou embalagem que você não importa que fique duas semanas cheirando à essência que você escolheu). Mexer até que a essência esteja bem espalhada pelo sagu. É importante mexer bem porém sem ser muito agressivo pois isso partiria o sagu... Se você prefere o cheiro mais suave use menos essência e se gosta mais marcante use um pouco mais; a medida dessa receita é uma quantidade razoável na minha opinião.

2 - Depois que a essência estiver bem espalhada, adcionar o corante e misturar até que as bolinhas do sagu estejam coloridas. Nesse passo eu sugiro que coloquem o corante aos poucos e misturem bem até conseguirem a intensidade de cor desejada. Eu não usei corante nenhum nos meus sachês pois na hora de embalar as bolinhas de sagui não ficaram aparentes mas caso usem tule ou filó para embalar os sachês o corante dá um toque especial.

3 - Colocar todo o sagu dentro de um pote de vidro ou simplesmente amarrar a sacola plástica de modo a  vedá-la evitando a entrada de ar. Deixar fechado por cerca de 12 horas.

4 - Embalar de acordo com o seu gosto. Essa é a parte mais divertida pois dá para ser bem criativo e bolar diversas formas de embalar os sachês.  Duas sugestões para embalar os sachês (bem simples de fazer): 

I - Use um quadrado de tule ou filó para embalar o seu sachê, colocando um pouco de bolinhas de sagu no meio do tecido e amarrando-o com uma fita decorada em forma de trouxinha. Essa opção fica muito bonita quando o sagu é colorido com corante. Também pode ser usado com o sagu sem corante se você preferir.

II - Use um quadrado de tecido estampado ou colorido para embalar o seu sachê. Nessa opção não use corante no sagu pois ele não ficará visível ( e seria só desperdício de corante)! Amarre as trouxinhas com uma fita decorada. Eu pessoalmente, prefiro assim porque posso reutilizar o tecidos de lençóis e fronha velhas ou de blusinhas e roupas que já não estão em boas condições de uso. 

Fica também a sugestão de usar os sachês para presentear, o que evita ter de comprar um monte de coisas. "um ano sem compras.blogspot.pt